quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Fenômeno - Elemento - Coisa

Um fenômeno é um acontecimento observável, derivado da palavra grega phainomenon = observável. Segundo Kant, os seres humanos não podem saber da essência das coisas- em-si, mas saber apenas das coisas das quais possui experência, ou como nós as experimentamos. O conceito de "fenômeno" surgiu desta idéia e levou a uma tradição filosófica conhecida como Fenomenologia.

De uma forma geral, além do seu uso específico como termo de Filosofia, fenômeno é a definição de qualquer coisa observável. Os fenômenos constituem os dados em bruto da ciência, e são frequentemente construídos/alterados pela tecnologia.

Fenômenos, no entanto, não são apenas as coisas materiais que percebemos, imaginamos ou lembramos no dia a dia. Também não são, como supunha Kant, apenas as coisas naturais, estudadas pelas ciências da Natureza (física, química, biologia, astronomia, geologia, etc.). Fenômenos são também coisas puramente ideais ou idealidades, isto é, coisas que existem apenas no pensamento, como os entes estudados pela matemática (figuras geométricas, números, operações algébricas, conceitos como igualdade, diferença, identidade, etc.) e pela lógica (como os conceitos de universalidade, particularidade, individualidade, necessidade, contradição, etc.).

Além das coisas materiais, naturais e ideais, também são fenômenos as coisas criadas pela ação e pela prática humanas (técnicas, artes, instituições sociais e políticas, crenças religiosas, valores morais, etc.). Em outras palavras, os resultados da vida e da ação humanas – aquilo que chamamos de Cultura – são fenômenos, isto é, significações ou essências que aparecem à consciência e que são constituídas pela própria consciência.

A fenomenologia é a descrição de todos os fenômenos, ou eidos ou essências, ou significação de todas estas realidades: materiais, naturais, ideais, culturais.

Um fenômeno (Figura 1) pode ser caracterizado como um processo (comportamento) ou como uma estrutura, possui um estado num determinado momento do tempo, pode inteargir com outros fenômenos (a interação também é um fenômeno) e ser agrupado com outros fenômenos constituindo um sistema, que também é um tipo de fenômeno, todos esses acontecimentos são regidos por regras denominadas leis da natureza, que também são fenômenos da realidade.

Figura 1

Um fenômeno ou elemento/coisa (Figura 2) da realidade pode ser um:

  • objeto (entidade) é qualquer coisa que tenha existência própria na realidade;
  • interação (ligação ou relacionamento) entre elementos;
  • mudança é uma alteração no estado da realidade; e
  • transformação é um conjunto de mudanças relacionadas.



Figura 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário