terça-feira, 6 de outubro de 2015

Visão do Mundo pré Platão - Mito e Realidade

O que é um Mito?

Quando estuda-se a jornada dos seres humanos, desde os tempos mais remotos até os dias atuais, percebe-se que sempre se preocuparam em buscar explicações sobre os fenômenos que ocorriam à sua volta.

O homem primitivo vivia em um mundo que ainda não compreendia e tinha de se defrontar com fenômenos que lhe causavam perplexidade,incredulidade, insegurança, ..., medo.
Para torná-los compreensíveis e, conseqüentemente, afastar o temor e a insegurança, desenvolveu uma espécie de modelo interpretativo da realidade, o mito, que explicava o mundo de forma alegórica ou poética, atribuindo a origem de tais fenômenos a deuses ou a seres que transcendiam os limites humanos.

O mito pode ser definido, assim, como um simbolismo, que dá ao homem condições de se apoderar do mundo e modela o seu comportamentos e assim, contribui para a perseverança do conhecimento e da cultura.

Homens de todos os tempos recorreram aos mitos para transmitir a experiência do mundo. Apesar de não se orientarem por um raciocínio lógico, essas narrações simbólicas são uma forma metafórica de transmitir conhecimentos que vão além das categorias do pensamento, mas são fundamentais para a sobrevivência do ser humano em meio a um mundo hostil. A mitologia baseia-se na crença de que existe um nível invisível, desconhecido por nós, que sustenta o que é visível. Os mitos nos abrem a dimensão do mistério do Universo.

No entanto, a noção de mito é complexa e mais rica do que essa posição redutora. Mesmo porque o mito não é exclusividade de povos primitivos, nem civilizações nascentes, mas existe em todos os tempos e culturas como componente indissociável da maneira humana de compreender a realidade.

A utilização de mitos representa a tentativa inicial do homem de conseguir uma “explicação da realidade”. Essa pretensão antecede à explicação filosófica.



A Filosofia, por sua vez, busca através da argumentação explicar a realidade com razão e lógica.

O termo mito, na maioria das vezes, refere-se a alguns relatos das civilizações antigas, tendo sido organizados em mitologias tendo como exemplo as mitologias: orientais, egípicia, grega, romana.

Todas as culturas modernas ou antigas têm seus próprios mitos, alguns dos quais são expressões particulares de arquétipos comuns a toda a humanidade.

Os principais tipos de mito, que correspondem a esses arquétipos são:


  • Mitos de criação;
  • Mitos de origem e destruição;
  • Mitos de tempo e eternidade;
  • Mitos de renascimento e renovação;
  • Mitos de providência e destino;
  • Mitos de seres superiores e seus descendentes; e
  • Mitos de transformação, inclusive os ritos de passagem.


As característica comuns e marcantes em todas as mitologias podem ser vistas na figura abaixo:
Existem dois mundos: o Mundo Mitológico e Mundo Real;


  • O Mundo Mitológico é composto de mitos;
  • O Mundo Real é composto de fenômenos; e
  • Os mitos explicam os fenômenos e Mundo Mitológico explica o Mundo Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário