Nonaka e Takeuchi (1997) evidenciam a importância da criação de conhecimento organizacional, quando afirmam que esse processo é a base do sucesso das empresas japonesas. Explicam esse processo como sendo a capacidade da organização de criar conhecimento, difundi-lo em todas as suas áreas e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas, sendo desta forma a base para a inovação contínua, característica das empresas japonesas.
O processo, que leva da criação do conhecimento => inovação => vantagem competitiva, pode ser visto na figura 1.
Figura 1
Inovação é a recriação do mundo de acordo com uma perspectiva específica ou ideal e o processo de criação (construção) de conhecimento é o combustível para a inovação, pois envolve tanto ideais quanto idéias.
Devido à importância das idéias, experiências e outras habilidades cognitivas e técnicas, dificilmente percebíveis, muitos autores afirmam que o conhecimento tácito é um recurso especialmente importante para inovação (NONAKA; TAKEUCHI, 1997; LEONARD; SENSIPER, 1998; MASCITELLI, 2000).
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