sábado, 3 de outubro de 2015

Realidade como conjunto de fenômenos (elementos)

A realidade - segundo a abordagem Fenomenalista - é algo que é percebido e abstraído como um conjunto de coisas (fenômenos), onde o que se percebe são os estados dos fenômenos que a constituem, tudo o mais são meramente abstrações (idéias, conceitos) construídas a partir da observação desses estados das coisas (fenômenos, elementos) da realidade.

Buscamos entendimento sobre estes fenômenos para podermos sobreviver. Fazemos isso procurando classificá-los segundo suas características, medindo os valores dessas características, visualizando-os segundo diferentes aspectos (domínios, dimensões, níveis) criados por nossa mente.

O cérebro humano capta inúmeras imagens da realidade, interpreta-as e, por meio delas, "cria a sua própria realidade". Assim sendo, elementos não sujeitos as leis do espaço e do tempo - conceitos que constituem modelos - são integrados aos elementos da realidade em nossas mentes.




Pode-se, então, definir a realidade como sendo composta de fenômenos(elementos) que se especializam em objetos (entidades) e interações (relacionamentos) envolvendo estes objetos. As interações emergem (surgem) dos objetos elas não existem sem os objetos que a constituem.



Este modelo pode ser estendido com o acréscimo de outros tipos de fenômeno: as mudanças e as transformações. A figura abaixo mostra estes novos elementos elementos destacando que as mudanças emergem das interações e as transformações emergem das mudanças.

Adicionalmente destaca que objetos e interações são elementos estruturais (formam a estrutura) da realidade e que as mudanças e transformações são os elementos comportamentais (formam o comportamento) da realidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário