sábado, 3 de outubro de 2015

Realidade

Realidade (do latim realitas isto é, "coisa") significa, para o senso comum, "tudo o que existe" e pode ser observado.


A visão que temos da realidade a nossa volta, nada mais é do que uma representação pessoal (subjetiva) e única da mesma. A mente faz uma representação (modelo) da realidade (como num desenho), que não é a realidade em si (o objeto desenhado). É uma metáfora (modelo) do que acontece entre nossa mente e a realidade. Essa representação (modelo) é construída por nossas experiências e pelas avaliações que fazemos delas. É composta pelo conjunto de nossas crenças. Algo que você acredita sem contestar.

Segundo o Dr. Beyerstein, B. L., a realidade nada mais é do que um rico modelo mental do mundo externo criado pelo cérebro.


Nós percebemos o mundo dentro de nós. Os nossos cinco sentidos recebem certo estímulo externo e o transferem ao cérebro, onde ele é processado, formando a nossa imagem do mundo (modelo); nós não percebemos nada fora desse quadro. O mundo "que conhecemos" é o resultado de nossas reações às influências externas. O mundo "em si" é desconhecido. Nós só percebemos dentro da escala à qual estamos sintonizados. A nossa percepção do mundo é completamente subjetiva. Nós compreendemos nossas próprias reações a algo supostamente manifestado fora de nós, mas será que alguma coisa realmente acontece lá fora?



“Como podemos ter certeza de que o Universo à nossa volta realmente existe? E como nós podemos saber que o mundo que vemos corresponde ao que qualquer outra pessoa vê?”. A questão é que nossos sentidos e, consequentemente, nossas percepções, são falhos. O que você vê é, na verdade, um produto criado por seu cérebro, que filtra infinitas informações, a todo momento, para que você construa uma visão de mundo útil. Esse tipo de filtro é importante para que consigamos selecionar todas as informações de que dispomos e possamos nos ater ao que é mais importante.

Chega-se enfim a grande questão: "No coração da realidade não existe uma resposta e sim uma pergunta - Porque existe alguma coisa ao invés de nada ?" [John Horgan]

Nenhum comentário:

Postar um comentário