sábado, 3 de outubro de 2015

Realidade - Visão Filosófica - Tipos de Realidade

A distinção entre realidade e aparência sempre foi um dos problemas centrais da filosofia. Foi colocada pela primeira vez por Parmênides, no século VI a.C.

Entende-se por realidade tudo aquilo que existe ou é, por oposição aquilo que designamos por nada, aparência, ilusão, desejo, projeto.

A questão - o que é a realidade?, tem originado diversas correntes filosóficas, cada uma traduzindo uma concepção da mesma.


  • Realidade Sensorial: O homem comum tende a associar a realidade com aquilo que pode ser empiricamente observado. A realidade existe independentemente da consciência dos indivíduos. Basta olhá-la para a descobrir e captar na sua totalidade. A realidade é assim algo que existe independente da consciência dos indivíduos. Esta posição traduz-se na crença que só as coisas observáveis são reais. Neste sentido, tudo o que não pode ser captado através dos sentidos tende a ser negado, ou é tratado como um produto da imaginação.
  • Realidade Científica: A ciência propicia uma visão objetiva da realidade. Para isso o cientista utiliza método e ferramentas apropriados ao seu objeto de estudo. Seleciona "fatos" e "acontecimentos", e interpreta-os de acordo com um dada teoria (modelo). A realidade para a ciência é assim uma construção, nunca é algo dado. Mas esta realidade é real? A questão prende-se com o conceito de objetividade e de realidade com que trabalham os o cientistas. É real tudo aquilo que pode ser observado por mais do que uma pessoa, e pode ser portanto objeto de um consenso de percepção e em especial pode ser provada (ou refutada) experimentalmente. Se seguirmos os procedimentos adotados, em princípio, chegaremos todos à mesma visão da realidade. A legitimidade destas visões duram enquanto durar o acordo com os resultados das observações e das experiências. Nada na ciência é eterno, todas as explicações são válidas até serem refutadas.
  • Realidade Ideal: A realidade não se confunde com as imagens efêmeras das coisas que percebemos por meio dos sentidos. A verdadeira realidade é a da ordem das ideias. Só nestas poderemos encontrar algo imutável e eterno. A verdadeira realidade está nos próprios indivíduos e não nas coisas. Parmênides e depois Platão de forma sistemática, sustentaram esta concepção do real. Outros filósofos desenvolveram concepções idênticas. Berkeley, no século XVII, sustentou que a única realidade que existia era a das nossas percepções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário